26 outubro 2007

Eduardo dos Santos vai promentendo...

"Em pouco mais de uma semana, o presidente José Eduardo dos Santos reafirmou – prometeu – que as eleições legislativas em Angola serão no próximo ano.
Depois de garantir o mesmo a “Lula” da Silva, desta vez foi em Windhoek, durante a sua visita à Namíbia. Esperemos para ver o que dirá na próxima terça-feira quando visitar Maputo…
Ele lá prometer, promete. Até afirma, e muito bem, diga-se, no seu discurso que “Os nossos dois países aceitaram esta via porque também acham que o poder já não está na ponta da espingarda, mas sim no voto de cada cidadão! Os cidadãos elegem o Presidente da República e o Parlamento de que emanam as leis” e que “No próximo ano vão ter lugar em Angola as segundas eleições legislativas, durante as quais o povo angolano vai ser chamado às urnas para eleger os seus representantes.
Também não se esqueceu de relembrar, e muito bem, diga-se, que esta situação já é normal da Namíbia “onde esse processo se desenvolve desde há muito com toda a normalidade” e que o facto de relembrar este interessante evento – só se lamenta que não seja para todos os Angolanos – possa “parecer estranho que encaremos com tanta ansiedade e tantas esperanças essa renovação de mandatos”.
Pois, só que há Angolanos e Angolanos. Uns, podem votar. Outros, alguns milhares, não o podem fazer por não terem visto o seu Direito cumprido por estarem em “certas” Diásporas. (...)" (pode continuar a ler aqui ou aqui).
Publicado no /Colunistas sob o título "Ele lá prometer, promete!"

Sem comentários: