Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial. Mostrar todas as mensagens

01 junho 2015

Dia Mundial da Criança - 2015


Porque hoje e Dia Mundial da Criança quero desejar a todas as crianças que sejam felizes e consigam fazer a diferença que a minha geração e a que nos segue, parece não conseguir fazer, quer a nível político, económico como social. Quando há boa política, haverá boa economia e com esta uma maior harmonia social.

Quero dar um particular destaque às crianças da nossa Mãe-África e que continuem a serem felizes e digam um peremptório Não às armas.

Também lamentar a dor daquelas que perderam entes queridos, devido a ódios, a violências e sevícias constantes e/ou por acções da natureza (sismos, inundações, avalanches).

08 junho 2014

Dia Mundial dos Oceanos

(Garças na baía de Luanda, em Maio de 2009, foto ©Elcalmeida)

Porque hoje é Dia Mundial dos Oceanos, a minha recordação.

Recorde-se que este dia foi formalmente "inaugurado" a 8 de unho de 1992 com o Rio-92, e com o Earth Summit.

Pena que muitos continuem a olhar o Mar e os Oceanos como os seus privados depósitos de lixo, principalmente, lixos tóxicos.

18 julho 2013

Mandela Day


Hoje estive na TVI24, no programa Discurso Directo, para falar do ícone maior da actual política mundial, senhor Nelson Mandela (Madiba) e dos seus 95 anos de vida, que hoje se comemora, e consagrado como o Dia internacional de Mandela.


Estive e fui apresentado como Investigador do Centro de Estudos Africanos do ISCTE-IUL!

Podem ouvir o programa, na íntegra, aqui.

29 abril 2013

Dia Mundial da Dança


(Foto ©Raul Boze para CDC - Angola)

Porque hoje é Dia Mundial da Dança, esta oferta da Companhia de Dança Contemporânea, de Angola, a todos nós.
Esta data foi instituída pela UNESCO, em 1982, pelo facto de ser a data de nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), o qual esta organização internacional reconheceu como o grande precursor da profissionalização da dança.

15 setembro 2012

Às vezes tem de se dizer Basta!

(manifestação em Lisboa contra a troika, imagem via Twitter)


No dia em que se comemora ou recorda o Dia Internacional da Democracia talvez seja bom recordar que há alturas, há momentos, em que se precisa de dizer ao abuso e à falta de vergonha: Basta!

Basta de utilizar o Povo como cobaias para as manobras e teses económicas sem valor universitário ao abrigo de pseudos acordos/memorandos celebrados em nome do Povo para continuarem a protegerem-se dos erros de gestão que estão a praticar há mais de 25 anos! Daí que, por exemplo, a República Portugiuesa já tenha pedido 3 (três!) ajudas externas ao FMI para regularizar as suas contas e continue na mesma com a porca (o Estado) e engordar alegremente e os contribuintes a pagarem esse eterno desmando com a sobrecarga de impostos e similares sob a capa de taxas encapotadas.

Também enquanto os governantes e autarcas não tiverem de responder criminalmente pelos actos danosos, muitos deles, continuarão a estar protegidos…

Basta de fazer o Povo de parvo em eleições pouco dignas e pouco claras onde o juiz em causa própria demonstra sempre a sua pouca transparência e enorme liberdade de criticar quem o critique, às vezes usando termos que nem os maiores arruaceiros o fariam.

Como se pode fazer uma reclamação in loco se os factos reclamados se verificaram a posteriori?

Há sempre o Tribunal Constitucional para gerir e regular as acções menos claras de quem, administrativamente, as pratica. Como devemos esperar sempre a maior cobertura clara e honesta de um Tribunal e dos seus juízes, também eu espero que os acórdãos saídos, mesmo que não como espere, sejam, e de facto resultantes de um acto bem pensado e bem julgado.

Como também devemos gritar Basta quando pseudos jovens revolucionários que, na prática, só enegrecem a imagem de quem dizem apoiar, estarem a querer impedir a tomada de posse dos deputados dos partidos da Oposição e parecerem estar protegidos.

É alturas dos Povos, neste Dia da Democracia, dizerem: Basta!

Partilhado pelo portal do Jornal Pravda (
http://port.pravda.ru/news/cplp/19-09-2012/33726-dizer_basta-0/)

03 maio 2012

No Dia Internacional da Liberdade de Imprensa





Assim vamos e continuamos a comemorar a Liberdade de Imprensa que, assuma-se e clame-se, não existe na grande totalidade dos Países.

Sejamos honestos! Nem nos países mais livres essa Liberdade existe, há sempre qualquer coisa que impede que certas verdades sejam escamoteadas e certas liberdades postas em causa devido aos superiores interesses de Estado.

Se isto é assim, nos chamados países mais livres, onde a imprensa pode derrubar presidentes e líderes governamentais, como esperam que países, um deles bem próximo de mim, onde só há um jornal diário e oficial, duas empresas de televisão – ambas detidas pelo poder ou por pessoas próximas do poder – e quatro rádios, sendo um oficial, com várias extensões a nível do pais, outra religiosa e uma terceira partidária, mas que só podem emitir na capital e em zona restrita, e a quarta afecta a pessoas próximas do poder e com emissão na capital e numa outra grande cidade do país.

Todavia não podemos esquecer que ainda existem no País alguns semanários que com maior ou menor dificuldade vão sobrevivendo com alguma liberdade, apesar de, na sua grande maioria, ter o seu capital detido por pessoas próximas do poder e do maioritário.

Só que, e isso tenho de reconhecer, alguns deles dão-nos matérias que, de certo, não serão do agrado de quem investiu nas empresas que suportam esses semanários e, apesar da responsabilidade dos artigos de opinião serem de quem escreve, devemos reconhecer que, por vezes, os directores e editores também acabam penalizados.

Todavia, ou talvez por isso, já vi textos meus serem impedidos de publicação por ter linguagem que não agradava ou à administração, ou ao director e, naturalmente, a quem manda. Mas, não deixa de ser surpreendente que também saiba que há que esteja próximo do poder e não deseje que os meus textos sejam impedidos de ver a estampa. Talvez achem, desejem e esperem que quem se estampe seja eu. Naturalmente…

Até lá, vamos esperar que um dia, haja mesmo um verdadeiro Dia de Liberdade de Imprensa.

Porque também só haverá uma efectiva Liberdade de Imprensa quando todos estiverem cientes que a Liberdade de cada um acaba quando começa a Liberdade do outro!

22 março 2012

Porque hoje é Dia Mundial da Água...




...ximunei do Facebook (Brígida Brito) a imagem acima, recordando que o Mundo anda a preparar uma apocalíptica crise se continuar a desperdiçar este meio importante e primordial de subsistência...

21 março 2012

Dias Mundiais da Poesia e da Floresta

Os dois textos que se seguem foram, inicialmente, publicados na minha página do Facebook:

Pelo Dia Mundial da Poesia:

Porque ser Angolano é algo que não se define, é tão só uma questão de personalidade, no Dia Mundial da Poesia este meu "poema" publicado no livro «Angola, Saudade 60-70» da editora IPlay.

Saudades de Angola” que pode ser lido aqui:

Pelo dia Mundial da Floresta:

No Dia Mundial da Floresta (início oficial da primavera no Hemisfério Norte) a minha homenagem a uma das árvores que melhor definem o Continente-Mater: o Imbondeiro/Embondeiro!

01 dezembro 2011

1º de Dezembro, Dia Mundial do HIV/SIDA


"A estabilização do VIH/SIDA, a diminuição das novas infeções e do número de mortes e o aumento do número de pessoas a viver com o vírus, são as principais conclusões de um relatório internacional da ONUSIDA, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Organização Mundial de Saúde (OMS), publicado ontem. A África Subsariana continua a ser o foco central da doença, com 68% do total de infectados a nível mundial" (in sapo.pt)

17 outubro 2011

Da má Alimentação à Pobreza, um passo curto

(A Fome; foto ©EPA/Voz da Rússia)

(citado pelo Notícias magazine)

Ontem foi Dia Mundial da Alimentação onde Angola se apresenta como um dos Estados… mais carentes!

Hoje, é Dia Mundial da pobreza com Angola – e uma vez mais – a surgir na linha da frente dos que evidenciam maior pobreza.

Como é possível um Estado geopolítica e geoeconómico potencialmente dos mais ricos – é uma potência regional em emergência no centro-austral de África, e respeitado como tal, – mantenha um nível tão baixo de boa alimentação – Angola é rica em produtos agrícolas, oleaginosas e farináceos – e um nível tão acentuado em pobreza!

Talvez que os nossos políticos devessem ler – ou só uma vista de olhos – pela magnífica e vasta obra de Josué de Castro (Geopolítica da fome, 1951, e Geografia da fome, 1946, são dois dos exemplos), um médico, cientista social e político brasileiro que estudou a fome e os seus efeitos no Brasil, mas que se repercutem e se estudam em todo o Mundo!

Ontem, como hoje, as razões são, intrinsecamente, as mesmas…

21 março 2010

Dias Mundial da Poesia e das Florestas

(Tela de Neves e Sousa exposta no Hotel Continental, Luanda)

POESIA

O que é a Poesia?

É a epopeia do Amor...

E o Poema?

É a alma do poeta,

Maratona do espírito,

Ao alcance do coração,

Com muita dedicação e afeição.

Por: Fernanda Bonfim (POMBINHA)

Amadora 21-3-10

Porque hoje se comemoram e recordam os Dias Mundial das Florestas e da Poesia deixo-vos esta mensagem poética da santomense Fernanda Bonfim, feita para este Dia, ao mesmo tempo que vos remeto para o Malambas onde poderão ler poemas da moçambicana Noémia de Sousa, da santomense Manuela Margarido, do português Bocage, do guineense Carlos Schwarz, do timorense Jorge Lauten, do brasileiro Chico Buarque de Holanda, da cabo-verdiana Vera Duarte e dos angolanos SandroFeijó e Niki Menezes.

08 março 2010

Homenagem à Mulher via Fernanda Bonfim

"Mulher Africana

Nasce com fogo na alma

Que invade o seu ego

E a rejuvenesce

(...)"

(Parte do poema Mulher Africana, de Fernanda Bonfim, que pode ler aqui)


No Dia Internacional da Mulher a minha homenagem à santomense Fernanda Bonfim recentemente galardoada com o Prémio “Winnie Mandela 2010”, concedido pelo seu trabalho junto das comunidades africanas de Portugal, quando liderava um trabalho efectuado na Liáfrica.


O prémio terá sido entregue, em Madrid, no passado dia 6 de Março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher!

10 dezembro 2009

No Dia Internacional dos Direitos Humanos…

(Foto ©EFE, retirada daqui)

Que tal Marrocos dar a outra face por uma activista que recentemente recebeu nos EUA dois Prémios pelos Direitos Humanos o de “Robert F. Kennedy 2008” e o de “Civil Couraje 2009”, este outorgado pela Fundação Train.

Não é pela bondade que se perde uma face e muito menos pela destruição que se afirma a soberania.

É pela inteligência, e o Rei Mohammed VI já mostrou, bastas vezes neste seu ainda curto reinado, que sabe ser magnânimo e inteligente, que se podem vencer certos debates!

Aminatu Haidar, em greve de fome que se deseja termine rápido até para melhor defender os direitos da sua terra natal, espera por essa magnanimidade num aeroporto de Lanzarote, nas Canárias, Espanha.

E porque hoje é o aniversário da
Declaração Universal dos Direitos Humanos

09 dezembro 2009

Dia Internacional contra a Corrupção

Pelo Dia Internacional Contra a Corrupção com a devida vénia ao Cartune do Novo Jornal, edição 78, de 4 de Dezembro de 2009.



21 setembro 2009

Porque hoje é Dia Internacional da Paz…

(imagem e texto de Notícias Lusófonas)

A ONU e as Crianças bem que gostariam e bem que queriam que não fosse só hoje, mas…

01 junho 2009

Dia Mundial da Criança


Hoje, especialmente, é o dia Deles e de todas as Crianças do Mundo.
Como deveria ser sempre Todos os Dias, nomeadamente, para os Meninos de Rua que procuram sobreviver com o pouco que lhes dão sem perderem nunca a alegria de mais um Dia passado, mesmo que…

01 maio 2009

Pelo “Dia do Trabalhador”


"Aos operários que por melhores salários lutam,
aos camponeses que por melhores dias reclamam,
a Liberdade os recompensará..."

(extracto do poema “Liberdade” agora, também, na "II Antologia de poetas Lusófonos", publicada pela editora Folheto Edições e Design)

Hoje comemora-se em todo o Mundo – talvez… – o Dia Internacional do Trabalhador.

Mas quando se ouve e vê casos como “
coação aos grevistas (ver também aqui)”, “sindicatos sem força (como afirmava hoje um sindicalista angolano à RDP-África)”, “perda ou esquecimento de direitos” ou – mais preocupantemente – “desemprego crescente” e “semana de 78 horas” não sei que ainda haverá por muito mais tempo Trabalhadores para comemorarem o seu Dia!


*(Trabalhadores angolanos numa plataforma petrolífera; imagem da Internet)

23 abril 2009

Dia Internacional dos Livros e dos Direito de Autor

(Livros que escrevi - os dois primeiros - ou onde estou representado)

Deveriam ser um bem de primeira necessidade, tal como a alimentação, já que um corpo são em mente sã, não precisa só de alimentos e bebida, mas carece também de nutrir a mente, o espírito e as ideias.

Mas, infelizmente, os Governos (quem achar que não tem pecados que atire a primeira pedra para o ar, mas…) ainda não compreenderam que a Cultura não pode continuar a ser taxada como se de um bem fútil e luxuoso se tratasse, tal como as editoras (e alguns autores) ainda não compreenderam que os preços estão demasiado caros para que a população menos favorecida – que, infelizmente e a crise não ajuda, mal se consegue alimentar – possa lá chegar!

Talvez um dia…