20 maio 2006

BAD procura minorar a pobreza em África

Com vista a erradicação da pobreza em África, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) assinou em Ouagadougou, Burkina Faso, 5 acordos de financiamento avaliados em cerca de 124, 4 milhões de USDólares.
Os cinco acordos destinam-se à realização do projecto de gestão duradoura de gado ruminante na generalidade da África Ocidental, a um projecto de intensificação de um perímetro irrigado no Mali, à reabilitação do sector agrícola e rural na Guiné Bissau, a um apoio institucional ao sector dos transportes na Serra Leoa e ao saneamento básico da capital Ganesa.
O Mali, vai receber cerca de USD 19,4 milhões para a implementação do projecto de intensificação do perímetro do arrozal irrigado de Baguinéda, na região de Koulikoro, a cerca de 30 quilómetros a nordeste capital, Bamako; este projecto inclui a formação de 15 mil camponeses, dos quais oito mil mulheres, a reabilitação e equipamento de cinco estações de pesquisa zootécnica, a criação de zonas reprodutivas para cerca de 200 manadas em diferentes aldeias e a reabilitação de matadouros e de mercados sub-regionais.
À Guiné-Bissau foram doação cerca de USD 7,5 milhões destinados ao financiamento do Projecto de Reabilitação do Sector Agrícola e Rural (PRESAR); um projecto que visa reforçar a segurança alimentar, permitirá o aumento da produção de arroz e hortícola nas regiões do norte, leste e oeste.
Com o Gana foi assinado uma convenção que doa cerca de USD 68 milhões para a construção de infra-estruturas de saneamento da capital, Accra; o projecto visa, primordialmente, (re)construir canais e zonas de drenagem das águas pluviais e construir na periferia da cidade as novas infra-estruturas públicas.
Por sua vez, a Serra Leoa rubricou com um acordo de financiamento de USD 3,4 milhões destinados a estudos que viabilizem a construção da estrada Matotoko-Sefadu, na região do leste.
Finalmente, o BAD vai conceder um crédito de USD 26 milhões para apoiar um projecto de conservação da biodiversidade animal na África Ocidental, com especial destaque no Senegal, Gâmbia, Guiné Conarky e Mali.
Uns dizem que têm intenções – o G8 – outros, fazem-no.

Sem comentários: