23 maio 2006

Moçambique, o CAN e as dúvidas

(imagem da taça retirada do sítio CAF)

Mal ainda foi digerido o CAN2006, do Egipto, ainda não aconteceu o CAN2008, no Gana, e o CAN2010 já está envolto em dúvidas e polémica.
A 14 de Maio a CAF, Confederação Africana de Futebol, pré-seleccionou no Cairo as candidaturas de Angola, Líbia, Nigéria, e a conjunta do Gabão e da Guiné Equatorial para a organização do CAN de 2010, rejeitando as de Moçambique, Namíbia, Senegal e do Zimbabué.
Até aqui parece tudo natural.
Parece mas, no entender do velho capitão, Mário Coluna, presidente da Federação Moçambicana de Futebol, a CAF foi corrompida pelo petróleo já que, no seu entender entre as oito candidaturas as que foram pré-seleccionadas para “organizar o CAN de 2010 (…) são países produtores de petróleo”.
Ora Coluna vai mais longe ao deixar esta afirmação que, caso seja exacta, levanta, realmente, muitas dúvidas quanto à idoneidade dos “escrutinadores” da organização: “Moçambique é o único país que submeteu o seu dossier a tempo com todas as garantias exigidas pela CAF”.
Em que ficamos?
Por mim saúdo a pré-selecção de Angola, mas como todas as pessoas honestas quero que o CAN venha para o meu país mas com transparência e sem qualquer tipo de cavilação.
Espera-se os novos desenvolvimentos que estas acusações vão, por certo, trazer; ou será que iremos ter um “apito dourado” na CAF?...

Sem comentários: