18 janeiro 2007

Angola é só Luanda?

De acordo com uma notícia do Club-k, sob o título “JES e MPLA terão vitória esmagadora nas próximas eleições” tendo por base um artigo do Angolense alicerçado numa sondagem por ele requisitada, quer o presidente, quer o MPLA, varreriam as duas próximas eleições.
Até aqui nada de espantar. As sondagens valem o que valem sendo que a maior e mais credível sondagem é aquela onde os eleitores cumprem o seu dever cívico: o voto.
A dúvida, o espanto, está no conteúdo do artigo e que passo a transcrever na íntegra não me vá falhar algo para melhor interpretação:
"Nas próximas eleições legislativas e presidenciais previstas para 2008 e 2009, José Eduardo dos Santos e o partido que dirige (MPLA), partem em vantagem, de acordo com uma sondagem efectuada pela Keyservices, a pedido do jornal Angolense.
(…) Se as eleições fossem hoje, a maioria dos munícipes de Luanda que participassem na votação, votaria no MPLA, que seria secundado pela UNITA, seu principal opositor.
Segundo a pesquisa, o MPLA teria uma vantagem de 48,3% dos votos, seguido da UNITA com 9,5% e depois a FNLA 2,5%. O número de abstenções corresponderia a 27,1%. Outros partidos teriam 2,7% dos votos.
Em relação ao resultado das eleições legislativas por idades, o MPLA obteria votos das pessoas na faixa entre os 25 e 45 anos de idade. Por sua vez, a UNITA teria o voto de cidadãos entre os 25 e os 34 anos, enquanto a FNLA contaria com o apoio dos elementos com mais de 40 anos.”
Em termos gerais, escreve o jornal, os resultados das legislativas por bairros configuram a vitória do MPLA no Rangel (19,4%), Viana/Cacuaco (16,7%), Maianga (14,0%) e Sambizanga (13,3%). Na Samba e na Ingombota obteria o menor número de votos.
Da totalidade dos votos da UNITA, a maioria poderá resultar dos municípios do Sambizanga (21,4%), Rangel (19,7%), Viana/Cacuaco (15,4%) e Maianga (11,1%). Obteria menos votos no Kilamba Kiaxi (9,4%), Ingombota, Cazenga e Samba todos com 7,7%.” (capa e págs. 6,7).
"
É que se li bem e melhor interpretei, o título do artigo em questão não se cinge a Luanda, bem pelo contrário, generaliza ao dizer que JES e MPLA terão vitória esmagadora nas próximas eleições.
Bom, isto faz-me pensar que Angola é Luanda e o resto, é mato… despopulacionado. Mas nem por isso a cidade de Luanda está mais favorecida e com melhores condições de vida. As últimas chuvadas – e ainda falta muito até ao termo da estação das chuvas – mostraram-no.

3 comentários:

Egidio Vaz disse...

O Jornal está a formar a opinião. Esta é a missão poolítica que suspeito estar a levar a cabo, para credibilizar a fabricação dos resusltados dos próximos pleitos eleitorais.
Por cá também acontece o mesmo. APrtiram 500 brigadas da Frelimo para divulgar as decisões do seu 9º Congresso em todo país. Só por causa disso, o Porta Voz deste Partido já disse estar seguro que a Frelimo vai ganhar as eleições Gerais, autárquicas bem como provinciais,previstas para este ano, pois a oposição não está a fazer nada!

Anónimo disse...

E não só... convém também não esquecer que dos 10/11 milhões de habitantes que Angola possui, cerca de 5/6 milhões (segundo ouvi ainda ontem no Repórter África da RTP) vivem na capital Luanda.
Portanto, forçoso será concluir que quem ganhar em Luanda... ganha as eleições!
Abraço

Anónimo disse...

Os Angolanos têm de se conscientizar e deixar de votar para o MPLA. Basta de sofrimento. Vamos dar a oportunidade para outros líderes e apostar por mudanças. Pelos vistos o MPLA já está a prepara-se para boicotar as proximas eleiçoes. Se tivermos medo de apostar por outros líderes e partidos políticos nunca poderemos sonhar com uma Angola onde todas as províncias seja consideradas como parte de Angola e não como tem acontecido Agora onde o sinonimo de Angola se chama Luanda e o resto paisagens. Mudemos a nossa mentalidade por favor Angolanos. Eu não quero ver minha futura geração e descendentes viverem em um pais onde os políticos são mais do que corruptos, invejosos, mentirosos, egoístas e antidemocratas.

Por exemplo, essa chuva que caiu ai esses dias, é sinal de ma governação, gestão e etc. Se a dita capital que é considerada por si só como sendo o país inteiro, não tem esgotos nem sequer uma manutenção de saneamento digna de ser chamada capital da nossa Angola está degradada imaginem preocuparem-se com outras coisas importantes e primordiais também ao povo.

Definitivamente, aquilo que um dos camaradas escreveu aqui nos dos comentários em relação a assistência imediata as outras províncias, não é nada mais do que verídico e primordial. É importante reconstruir certas cidades de províncias que até hoje tem as marcas da destruição deixadas pela guerra civil, reconstruírem tudo o que outrora era funcional e muito mais. Somente desta forma, muita gente hoje na capital retornara completamente nas suas terras e ajudarão para o desenvolvimento de uma nova Angola. Se realmente estiverem no poder, bons líderes, gestores e etc...

O nosso país tem condições de por si só, desenvolver-se no continente Africano sem precisar de receitas da comunidade internacional. O que precisamos é de líderes que sejam fiéis a nação, tenham amor ao seu povo, e tenham uma ambição de ver os pais desenvolver-se de forma a ganhar respeito a nível continental e mundial. Será que isso poderá acontecer? Acredito que somente deixando de colocar os ladroes políticos que ainda hoje encontram-se no poder. Que por outros nomes são chamados de "sanguessugas". Deveriam ter vergonha até quando recebem estrangeiros no pais e principalmente quando nos países estrangeiros e vêm como os outros trabalham. ANGOLANOS IRMÃOS QUERIDOS NÃO VOTEM DE NOVO AO MPLA E NEM PERMITAM MAIS UMA SABOTAGEM OU CONCEDER UM TEMPO A MAIS PARA ELES DECIDIREM COMO AGIR POR NOS. ANALYSEM BEM A DECISAO QUE VOCES IRÃO TOMAR. SEJAM AMBICIOSOS POR UMA ANGOLA ONDE TODOS USUFRUAM DE UMA ESTABILIDADE ECONOMICA, DESENVOLVIMENTO RURAL E RECONSTRUÇAO EM TODAS AS PROVINCIAS.