09 janeiro 2007

Uma nova rádio nas ondas hertzianas

Angola acordou com uma nova rádio a transmitir em FM. Só hoje é que o soube através de uma notícia do programa “Repórter” da RTP-África e daqui.
Um grupo de empresários ligados à UNITA, finalmente e após vários embaraços no processo de formalização – como, por exemplo, de início a entidade de tutela lhe conceder uma frequência próxima da futura da RNA – conseguiu dar vida a um dos princípios assinados no Protocolo de Lusaka. Colocar no ar uma rádio.
Desde o dia 3 de Janeiro que está no ar, em fase experimental a partir dos estúdios de Viana, a “Rádio Despertar”. O director é o economista, deputado e antigo homem da comunicação social, Alexandre Neto, formado nas ondas da emissora provincial do Huambo.
Segundo Adalberto da Costa Júnior, responsável da UNITA para a Informação, em declarações à RTP-África, esta rádio não será uma rádio partidária, logo não será uma mera sucessora da Vorgan, mas, tendencialmente, uma rádio para a população de Angola.
Se for essa a vontade desconfio que os emissores ficarão por Viana e nada mais. Há quantos anos é que a Emissora Católica de Angola (Rádio Eclésia) anda a tentar expandir pelo resto do país, precisamente para dar mais e variada informação á população de Angola, sem o conseguir?

Sem comentários: