15 julho 2008

Calou a voz de “Angolano segue em frente”

Alberto Teta Lando deixou hoje o mundo terreno legando-nos, todavia, um reportório musical impagável, onde se destacava a canção que dá título a este apontamento (ouvir aqui a música), ou “Irmão Ama o Teu Irmão”, “Pele escura”, “Carapinha dura”, “Mamã Grande”, ou “Eu vou voltar”, entre outros.

Mas o seu primeiro grande trabalho aconteceu em 1964 quando gravou a sua primeira música em kimbundo, “Kinguibanza”.

Natural de Mbanza Kongo (antiga capital do reino do Kongo e actual capital da província do Zaire), Teta Lando, que tinha sido eleito e muito justamente há cerca de 2 anos presidente da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), faleceu ontem em Paris onde se encontrava hospitalizado devido a doença maligna.

1 comentário:

Anónimo disse...

MARI ALKATIRI FOI PASSAR “STRESS HOLIDAYS” NO EXTERIOR
(Por: Vicente Mau Bocy – political observer & commentator)

A política é como duas faces da mesma moeda: uma é virada para os inetreresses da maioria, daí se denota, os líderes políticos têm larga aceitação popular, ganham simpatia e respeito dos governados porque existe boa governação, justiça, paz e sóssego na sociedade.

Do lado oposto, quando os líderes políticos usam a política como instrumento para os seus interesses pessoais ou do grupo, conflitos de diverssas naturezas surgem, de pequenas ou maiores dimensões, os quais, aparecem ao longo do tempo no sentido de impedir a longividade do exercício dos poderes políticos, dos dirigentes que mal exercem suas funções para o bem-estar da maioria.

Demonstrações pacificas ou violentas contra os ditatores até o colapso ou queda do governo dos despostos, se registaram na história de varios países em vias de desenvolvimento, e recentemente também se aconteceu em Timor Leste.

A história é rica de várias experiências; doces e amargas ao longo dos séculos. Os herois de Timor Leste lutaram para alcançar a Independência Nacional, porque seguiram as lições de outros Povos no passado, fizeram e consseguiram. Contudo, a nossa Historia de Libertação é singular, porque em termos de geo-política, a nossa resistência armada enfrentou uma situação totalmente diferente da FRELIMO, Vietnam que pelo menos tiveram o acesso de algum suporte de países vizinhos. A Resistência armada de Timor Leste para a Independência, contou apenas “com suas próprias forças”.

A crise de 2006, surgiu, porque o governo liderado por Sexa Prof. Dr. Mari Alkatiri queria forçar puxar toda a brasa para seu lado, pretendendo sub-jugar todos os Timorenses a obdecê-lo cegamente seus caprichos políticos por um lado, e por outro, tinha uma utopia grandiosa de gozar todos os recursos de Petróleo e Gás do Timor Sea, para servir um império económico que Mari Alkatiri tanto sonhava estabelecer. Segundo Xanana, quando este ainda estava preso em Cipinang, na década de 90, Dr. Mari Alkatiri pediu-lhe, através de uma carta para tomar conta dos assuntos do Petroleo quando Timor Leste ficar independente.

Houve razões fortes e fundamentadas para Mari Alkatiri teimar assegurar o poder político, porque a história dos governantes da FRELIMO e MPLA gozam de privilégios e facilidades imagináveis. Para Mari Alkatiri seria um grande pecado, não seguir as belas lições dos seus grandes amigos, os dirigentes da FRELIMO e MPLA de aproveitar melhores oportunidades que só aparecem raras na vida. Como alguém bem dizia “as belas oportunidades nunca repetem pela 2ª vez”.

Para outros poderão dizer, que as boas oportunidades para os dirigentes políticos são poucas e raras. Só os estúpidos que não sabem tirar o melhor proveito das opotunidades que lhes oferecem a frente.

Na política, verificam-se bons políticos que conhecem, por sabem as regras do jogo e se comprometem obdecer. As eleições constituem os tramites legais para competirem o acesso ao poder, se porventura consseguir legitimidade dos eleitores para obter maioria absoluta/qualificada/ou aliança entre partidos políticos para conseguirem o quorum para governar, seguindo as leis estipuladas na Constituição.

Também existem políticos medíocres e selvagens, os quais usam a lei da selva para competir ao poder. Em virtude da FRETILIN perder duas eleições consecutivas (presidênciais + legislativas) Prof. Dr. Mari Alkatiri, conscientemente, devia resignar-se voluntariamente, como fazem outros dirigentes políticos nas outras nações. Mr. John Howard é um exemplo vivo recentemente nas eleições da Austrália.

O bom político sabe ganhar e perder. Vários países democraticos, a substituição da lideransa é um processo natural e tem que a fazer porque doutra forma a dinámica democrática institucional perde o seu próprio sentido.

Não comprendo, como é que funciona a massa cefólica do Prof. Dr. Mari Alkatiri, em não ter em conta o novo xadres político regional e internacional em pleno novo millennium, em que o espaço e oportunidade para os ditadores e facistas tomarem conta do poder, as probabilidades são totalmente mínimas ou nulas. Geograficamente Timor Leste situa-se entre dois vizinhos democráticos cujas influências tem impacto directo no processo político de Timor Leste.

Seria uma grande loucura, irracional e estupidez, Prof. Dr. Mari Alkatiri ter ambições semelhantes as do Fidel de Castro de Cuba ou idêntico ao modelo do regime facista da Junta militar de Myanmar ou de Angola e Moçambique em que todos os oponentes ao regime levam tareias de penas de prisões ou perseguições políticas até eliminações físicas. A liberdade de expressão de pensamentos e opiniões são expressamente proibidas naqueles países.

MARI ALKATIRI SOFREU 3 DERROTAS

As 3 derrotas que Mari Alkatiri e os seus crónios sofreram, entre elas:

Eleições dos chefes dos sucos em que a FRETILIN sofreu uma queda de 11%. Isto é dos 57% para 46%. A FRETILIN ganhou maior percentagem nos números dos chefes dos sucos. Contudo, em termos de distribuições dos votos baixou drasticamente, embora toda a máquina do governo estava a suportar. Por exemplo, no suco de Balarwain (Viqueque) o candidato da FRETILIN apenas ganhou com 50 votos. Noutros sucos, digamos existem 600 votantes. A FRETILIN ganhou com 200 votos e os restantes 400 foram distribuidos para outros candidatos dos partidos da oposição e candidatos independentes.

Eleição Presidencial - Mari + Lu Olo tinham a máxima confiança de 100% que o Sr. Lu-Olo ganhava o seu maior rival Ramos Horta com muita facilidade sem recorrer para 2ª volta. Mari tinha na mente o fenómeno histórico ser o factor determinante para vencer em qualquer eleição, em qualquer momento, usando as egides da FRETILIN como a bandeira e outros simbolos históricos, sub-estimando outros factores vitais como as boas relações humanas entre os camaradas no seio do partido, ter consideração e respeito para os veteranos, antigos quadros, contemplando os/as orfãos/as e viúvos/as.

Por optar “a lei do martelo” para martelar os oponentes no seio do Partido no intuito de consolidar a ditadura do Mari Alkatiri – foi o fruto ou a grande lição que os eleitores da FRETILIN descarregaram os seus desgostos ou descontentamentos sobre Mari Alkatiri e os seus lacaios fiéis. Por consequência da politica do Mari Alkatiri anti – democrática com tendências abusivas do poder em enriquecer a si e os seus familares dos mega projectos do governo, fez com que os vostos do Sr.Lu Olo não consseguiu chegar a 51% para ganhar, mas infelizmente com grande tristeza só atingiu 27% (sources STAE 2007) e como tal, de acordo com a lei eleitoral era necessário disputar a 2ª volta.

Na 2ª volta, os maiores partidos da oposição se juntaram em redor do Ramos Horta, o Sr. Lu Olo apanhou uma grande pancada dos eleitores, votando a favor ao Ramos Horta com 67%. Os que votaram ao candidato do Prof. Dr. Mari apenas 33% (sources STAE).

Com as duas derrotas formidáveis, as peneiras e arrogância do Prof Dr. Mari Alkatiri, em vez de reduzir, ao contrário por razões de frustração, aumentaram de tensão astronomicamente.

ELEIÇÃO PARLAMENTAR

Maior expectativa do Prof. Dr. Mari Alkatiri, era ganhar as eleições parlamentares. Contava com a máquina do governo, com as facilidades existentes como: combustíveis, viaturas, telephones, o programa de $2 dollares para a limpeza das estradas, fundo alimentar de $5 milliões, fundo de apoio comunitario de $6 millões, a distribuição de motorizadas aos chefes dos sucos etc., constituiram factores aliciantes para subornar a simpatia dos votantes.

Contudo os votantes, eram tão inteligentes e conscientes da situação de grande desgosto que Mari Alkatiri criou durante 4 anos de governação para esmagadora maioria dos militantes da FRETILIN que nem 1% conseguiu usufruir os benefícios da vitoria da FRETILIN não deram seus votos ao Mari Alkatiri para regressar ao poder executivo que Mari Alkatiri tanto ambicionava loucamente.

Depois da FRETILIN ganhar as eleições de 30 de Agosto de 2001, tal vitória se transformou para os benefícios dos governantes. Por consequência de uma minoria só a gozar os frutos da vitória do Partido em detrimento da maioria, 29 % dos eleitores da FRETILIN retiraram seus votos para outros partidos politicos e a FRETILIN so ficou apenas com 28%.

As eleições de 30 de Agosto de 2001 a FRETILIN ganhou com 285.000 que equivale a 57% . É dificil compreender, que a FRETILIN deteve o poder legislativo e executivo no primeiro período apanhou dois valentes “bate cus”. É impossível acreditar que os 55 deputados na 1ª legislatura a reduzir drasticamente para 21 deputados nas eleições da 2ª legislatura. Dili que nas primeiras eleições para a Assembleia Constituente em 2001, a FRETILIN obteve cerca de 50. 000 votos, nas eleições de 2007 baixou bruscamente para 17. 000 votos. Outra referência importante que merece ser mencionada é o caso do Distrito de Liquiça que em 2001, a FRETILIN teve 72% dos votos e nas eleições legislativas de 2007 os resultados indicaram apenas para a FRETILIN 11.5%. A FRETILIN perdeu mais de cento e tal mil votos nas eleições de 2007.

O QUÊ OS RESULTADOS DOS VOTOS SIGNIFICAM?

As primeiras ideias que ressaltam ao pensamento, de qualquer pessoa os votantens da FRETILIN perderem confiança nos seus dirigentes políticos, os quais entre eles o legendário Mari Alkatiri, que jamais terá qualidade para liderar o Partido Histórico.

Os cinco anos de ouro da governação de Mari Alkatiri e seus lacaios não pensaram que a FRETILIN é uma organização composta por várias estruturas do topo à base, do vertical ao horizontal, todos os componentes da organização merecem usufruir os mesmos direitos e benefícios, de forma nenhuma, só o grupo de Maputo e os familiares do Mari, que parasitamente, confiscaram todos os direitos dos quadros e militantes da FRETILIN.

Mari Alkatiri é simplesmente “um alat pelengkap” (elemento complementar) da organização como outros instrumentos: Constituição do Partido, e as várias estruturas centrais, até ao nível das aldeias. A FRETILIN é o património de todos os quadros e militantes, e não meramente propriedade perfeita do Mari e dos seus lacaios;

Comportamentos individuais do Mari e seus lacaios, com tendências egoistas, oportunistas, autoritárias, causaram descontentamentos gerais no seio do Partido e daí resultou uma aversão ao grupo de Maputo por parte dos militantes da FRETILIN que recusaram dar os seus votos a FRETILIN para ganhar as eleições de 2007 para Mari voltar a governar e repetir pela 2ª vez, oprimir todos aqueles que contrariam a política nepotista do Mari Alkatiri.

As três derrotas indicam claramente incompetência perfeita do Mari Alkatiri em vários sectores como bom governante nos aspectos: económico, político e social. Mari Alkatiri não soube dar uma resposta agradável ao caso dos veteranos, dos peticionários, da Frente Clandestina, ao desemprego, etc.

As derrotas nas eleições presidenciais e legislativas, constituiram um marco importante para justificar cabalmente que Mari Alkatiri foi e continua a ser um lider ou governante “medíocre com expoente máximo” que não tem mínimas qualidades para ser um dirigente de qualquer organização em qualquer momento e em qualquer latitude do globo.

ELEIÇÃO ANTECIPADA

A retórica da eleição antecipada, o Mari Alkatiri não só grita alto e em bom som em Timor Leste, mas também no exterior, na sua recente visita. Este grito de desespero do poder, parece ser de um louco bastante frustratado, que merece um bom tratamento psíquico. Para alguns analistas, a eleição antecipada significa assistir “o funeral definitivo” do Mari Alkatiri e seus lacaios e lacaias.

Penso que para Mari Alkatiri seria um exercício para justificar a sua existência como dirigente político. Manter calado significa engolir completamente todas as derrotas e fechar oportunidades para prevenir mais oposições que possam emergir de forma isolar Mari Alkatiri do mapa político da FRETILIN.

Zé povinho que vende nas ruas ou que vivem nas áreas remotas do interior sabem perfeitamente que o actual governo preocupa realmente em solucionar vários problemas de diferentes camadas sociais:

Os veteranos vão receber pensão de sobrevivência a partir de Julho deste ano com os atrasos a partir de Janeiro de 2007;

Os da terceira idade - no total de 70. 000 irão receber subsídio em Dezembro deste ano. Estes sem dúvida irão bater palmas ao Xanana;

Em vias de preparação - está previsto para mandar a Correia do Sul centenas de jovens para trabalhar, no sentido de ganhar novas experiencias;

Os milhares de jovens estudantes - irão prosseguir estudos em Philippine, Indonesia e Australia;

A maior preocupação - Todos estes resultados apontam que Xanana prestou melhor servico ao Povo de Timor Leste apenas em um ano, do que, Mari Alkatiri que ignorou totalmente o bem-estar deste Povo em cinco anos de governação.

QUAIS SÃO AS SUBSTANCIAS DAS MENSAGENS PARA ELEIÇÃO ANETECIPADA?

As personagens e os feitos dos dirigentes politicos bem como os programas são dois instrumentos vitais para conquistar simpatias do eleitorado. Nas eleições de 2001 a FRETILIN consseguiu atingir 57% do total. Ora em 2007 desceu drasticamente para 28%, embora esteja no governo usufruindo maiores facilidades do que outros partidos políticos. A quebra de 28% indicam nitidamente, que os que estavam no poder pura e simplesmente ignoraram o bem-estar daqueles 28%.

Outra premissa, como pode Dr. Mari Alkatiri, conssegue addicionar votos para ganhar eleições antecipadas se recentemente menos de um ano houve uma fuga de 28%? Só talvez o Dr. Mari Alkatiri consegue fazer milagres.
Se o governo da AMP tanto faz para melhorar as condições de vida das populações melhor que a governação do Dr. Mari Alkatiri, como as evidências atestam; quais são as mensagens mais apropriadas para convencer os votantes que foram vítimas da própria governação do Dr. Mari Alkatiri?

Este martirizado Povo já demosntrou a sua maturidade política no período do Referendum em 30 de Agosto de 1999. Não obstante às violências, intimidações sistemáticas e bem organizadas. Este Povo detestou a suportar a ala de pro-autonomia, porque durante o período da anexação, os governantes não trataram os Timorenses com respeito e dignidade. Isto é, não foram capazes ganhar os corações de todos os Timorenses.

Regra geral: na política, os dirigentes que fazem algo bem ao Povo, este dá-lhe todo o apoio e suporte; e podem ganhar as eleições facilmente; os dirigentes que hipocritamente dizem defender o Povo mas na realidade oprime o Povo para o bem-estar dos dirigentes. Nas eleições o Povo castigá-los, retirando o seu voto de confiança.

Com esta ilustração das realidades, estou totalmente convencido que o Dr. Mari Alkatiri e sua equipa não possuem argumentos solídos para convencer os votantes.

Como o Dr. Mari Alkatiri oferece promessas de mãos vazias? Palavreados foram já muitas que o Povo jamais acredita.

Se durante 5 anos de governasaun Dr.Mari Alkatiri não importou de deliberar benefícios aos desgraçados. Quais são os meios e os fundos que asseguram as promessas do Dr. Mari Alkatiri, uma vez que, já é deslocado dos poderes?

Será que este Povo não tem cabeça para pensar e diferenciar os bens e males practicados pelo Dr. Mari Alkatiri, em comparação com a governação do Xanana?

Será que a figura política do Mari Alkatiri tem mais contribuído para a Independência de Timor Leste comparando com a do Xanana? Se a resposta for sim, não resta dúvidas nenhumas que Mari Alkatiri voltará ao poder através da eleição antecipada.

O QUE DEVIA FAZER MARI ALKATIRI

Mari Alkatiri devia perguntar a si próprio: “que grandes males eu fiz”? “.. os quais 165. 508 votos, sairam da FRETILIN para outros partidos politicos? (2001: 285. 000 e 2007: 120. 592).

Porque tornei-me antipático com a FRENTILIN Mudança? Causas e consequências - os resultados foram as duas derrotas.

As minhas attitudes ou defeitos pessoais, contribuiram fatalmente para a minha derrota como dirigente político?

Os meus acessores (as) foram factores determinantes para os insucessos obtidos?

Porque muita gente se afastam de mim?

O que devo fazer para recuperar amizade com os que não me agradam?

Se o Dr. Mari Alkatiri consseguir as respostas com nitidez, penso que o perfil político irá transformar qualitativamente.

Contudo, contínua a teimosia para eleição antecipada é o autêntico pensamento de idiotas, de mental paranoia que se aventuram para um suicidio fatal sem proveito nenhum.

Dr. Mari: Se os resultados da eleição antecipada saem pior da sua expectativa? Quais são as punições que está disposto a receber? Se as eleições antecipadas não acontecerem até 2012, como vai responsabilizar as demagozias que tem feito até hoje?

Esperamos e vejamos se o Dr. Mari irá obter mais sucessos ou vice-versa. O tempo dirá.