28 janeiro 2012
É legal, mas será de bom senso?...
27 janeiro 2012
A contínua bajulação...
Por vezes há países e/ou regiões político-económicas que gostam de ser o capacho ou fazer o jogo sujo de terceiros. E fazem-no ma melhor das suas aptidões como se fosse a coisa mais natural porque foi isso que o(s) seu(s) parceiro(s) assim o desejou mas que, por razões de momento, não poderão, segundo assim o pensam, fazer.
Vem isto ao caso da recente iniciativa Ocidental de penalizar o Irão por causa das denúncias da a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) – cujo principal patrão, é os EUA – suspeitar que o actual programa nuclear do Irão tem fins militares.
Perante estas eventuais pertinentes delações, a União Europeia, perdão, os líderes diplomáticos da União Europeia, decidiram fechar hoje a pasta que pondera impor ao Irão um embargo ao consumo (leia-se, importação) do seu crude.
Mesmo que, contingentemente, o Irão decida, arbitrariamente e ao arrepio das normas internacionais, fechar à navegação o estreito de Ormuz por onde passa mais de 60% do petróleo consumido a nível mundial, provocando com isso não só a ira dos Ocidentais e, em certa medida, também dos chineses (pouco), como, ainda mais grave, considerar como sua uma parcela que pertence a Oman.
E tudo isto baseado no facto do Ocidente, no alto da sua preventiva sobrevivência, temer que a campanha iraniana pelo enriquecimento do urânio, lhe possa permitir usufruir de condições para criar uma arma nuclear.
Não se contesta este receio até porque os iranianos já dispõem, segundo eles próprios e alguns dos seus aliados, de mísseis balísticos com capacidade para chegar a algumas das principais cidades europeias.
Sublinhe-se, unicamente, às cidades europeias e, por exclusão de partes já que são os seus recentes ancestrais inimigos religiosos – e só por isso e nada mais – os israelitas (leia-se, judeus).
Ora, se só chegam à Europa (e mesmo nesta nem em todas) – e aqui incluo, naturalmente, algumas regiões russas, mesmo que asiáticas, – e aos seus oficiosos inimigos árabes, os ditos moderados, – o grande dificuldade e óbice do Irão é não poder ser considerado árabe – e não chegam aos EUA, o seu “enorme” inimigo, a par de Israel, porque é que a União Europeia avança com as citadas sanções?
Vontade de ser vítima ou justificar a queda da sua unidade monetária, o Euro, ou dos seus eternos problemas político-económicos?
Ou seja, parece que a União Europeia continua a ser a lança de ataque de terceiros – recordam-se da Líbia? – e, neste caso, o seguidor das necessidades políticas e militares dos EUA (esta não é uma época privilegiada para iniciativas polítco-militares que ponham em causa as eleições presidenciais) e dos outros.
Ou será que os “simpáticos” ministros da relações exteriores eurocratas estão a ser os executantes – só para não chamar de contínuos, porque poderia insultar esta respeitável classe laboral, – das vontades dos euro-nórdicos (Noruega e Reino Unido/Inglaterra) bem assim, dos os russos, por acaso os principais – únicos, ainda – produtores de crude na Europa.
Ou seja, a UE vai continuar a meter a cabeça na trampa (na tuge) e os outros é que ganham dinheiro e sossego.
E, depois, ainda vem a União Africana parecer querer seguir as pisadas dos eurocratas quando deseja criar mais uma casa a partir do telhado: a livre circulação de capitais, bens e serviços a partir de 2017 sem ter criado condições para a integração plena dos países-membros...
Tenham dó!
Publicado no semanário Novo Jornal, edição aniversariante 210 (4º ano), 27/Jan./2012, pág 21.
26 janeiro 2012
Pululu no Misosoafrica
24 janeiro 2012
Censura escamoteada?
A fazer fé na notícia do Público, de hoje, e reflectida na imagem acima, tudo parece indicar que a cessação do programa, visando toda uma equipa e sob a desculpa que o mesmo estava em final de contrato, parece mais uma evasiva e uma fuga para a frente a que, antigamente, chamariam de “censura”.
Ora como o artigo de opinião, em questão, que terá motivado este calafrio na equipa dirigente da rádio portuguesa, que por acaso pertence ao grupo RTP – Rádio e Televisão Portuguesa (ou de Portugal, não sei e nem me interessa ir ver o portal), e que por acaso transmitiu o “Reencontro” que parece ter provocado vários desencontros, é natural que nada mais teriam de fazer que impedir que alguma bitacaia vesperal provocasse também algum calafrio em terceiros.
E em terceiros que parecem estar a pagar, também eles, algumas das viagens de alguns dos políticos lusos-arrendais.
Compreende-se!...
23 janeiro 2012
O contínuo dos outros…
A União Europeia, perdão, os líderes diplomáticos da União Europeia vão fechar hoje a pasta que pondera impor ao Irão um embargo ao consumo (leia-se, importação) do seu crude.
Tudo porque o Ocidente, no alto da sua preventiva sobrevivência teme que a campanha iraniana pelo enriquecimento do urânio, lhe possa permitir usufruir de condições para criar uma arma nuclear.
E isto tudo porque a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) – cujo principal patrão, é os EUA – suspeita que o programa nuclear do Irão tem fins militares. e é uma suspeita credível, porque...
Não se contesta este receio até porque os iranianos já dispõem, segundo eles e alguns dos seus aliados, de mísseis balísticos com capacidade para chegar a algumas das principais cidades europeias.
E, unicamente, cidades europeias e, por exclusão de partes e porque são os seus inimigos religiosos – e só por isso e nada mais – os israelitas/judeus.
Ora, se só chegam à Europa (e mesmo nesta nem em todas) – e aqui incluo, naturalmente, algumas regiões russas, mesmo que asiáticas – e aos seus oficiosos inimigos árabes – o grande problema do Irão é não poder ser árabe – e não chegam aos EUA o seu “enorme” inimigo, a par de Israel, porque é que a União Europeia avança com as citadas sanções?
Vontade de ser vítima e justificar a queda do Euro?
Ou seja, parece que a União Europeia continua a ser a lança de ataque de terceiros e, neste caso, o contínuo dos EUA e dos outros.
Ou será que os “simpáticos” ministros da relações exteriores eurocratas estão a ser os executantes das vontades dos euro-nórdicos (Noruega e Reino Unido/Inglaterra) bem assim, dos os russos, os principais produtores de crude na Europa.
Ou seja, a UE vai meter a cabeça na trampa e os outros é que ganham dinheiro.
E, depois, a União Africana ainda parece querer seguir as pisadas dos eurocratas quando deseja criar mais uma casa a partir do telhado: a livre circulação de capitais, bens e serviços a partir de 2017 sem ter criado condições para a integração plena dos países-membros...
Este apontamento foi citado e transcrito no portal do Jornal Pravda, em 24/Jan./2012 (http://port.pravda.ru/news/mundo/24-01-2012/32816-continuo_ue-0/) e no Zwela Angola (http://www.zwelangola.com/index-lr.php?id=8170)
19 janeiro 2012
Não basta parecer ser sério…
Há um adágio muito antigo, de origem romana – ou latina –, que diz que “à mulher de César não lhe basta parecer ser séria”.
Isto prende-se com o facto de uma empresa de filhos de um governante ter sido contemplada com algumas dezenas de milhões de dólares para transmitir, externamente, uma certa imagem do país de origem.
Não está em causa os fundos entregues, tendo em conta, a ajuda que os mesmos transmitem.
Agora, desconhece-se quando e em que medida houve concurso público para o benemérito outorgamento dos citados fundos à referida empresa.
Tal como nada obsta que a principal empresária do emblemático país, também ela, e por mero acaso, filha do avisado senhorio – a quem não se conhece quaisquer rendimentos elevados para que os filhos sejam tão abonados –, tenha solenizado um contrato entre a sua holding e a de uma congénere portuguesa para a implantação e exploração de uma cadeia de super e hipermercados em todo o país.
Como também não é relevante que a maioria dos fundos capitalizados pelo país sejam provenientes de uma matéria-prima importante não só para a sua economia como para a economia de muitos países.
Agora já é mais importante é saber que gere, administra, superintende, realmente, estes fundos e quem os deve controlar.
Esse, por muito que digam que os organismos internacionais andam atrasados nos seus elementos de estudo e de trabalho, continua a ser o grande embaraço da transparência do país.
Pois, a um líder, como à mulher de César, não lhe basta parecer ser sério. Tem de mostrar, além de todas as evidências, principalmente acima daquelas que parecem querer mostrar o contrário, que o é mesmo!
Resenha semanal do Facebook 3
(Resenha semanal do Facebook (9 a 17 de Janeiro)
1. Sobre as nomeações na “nova” EDP onde o Estado já só detém 4% e votos, como accionista, nesta amplitude…
2. Sobre o passamento físico de Malam Bacai Sanhá…
“Mais um grave problema para a Guiné-Bissau. Espera-se e deseja-se que saibam saber honrar o presidente que hoje faleceu.”
3. Sobre a nova página da
“Recomendando a nova página da
A DIRECÇÃO DA CASA DE ANGOLA INFORMA OS SEUS ASSOCIADOS E AMIGOS QUE A PARTIR DO DIA 15 INCLUSIVÉ VAI DECORRER TODOS OS DOMINGOS PELAS 16.30 TERTÚLIAS POÉTICAS DE AUTORES ANGOLANOS SEGUIDO DE UM CHÁ.
DIA 15 TEREMOS A PRESENÇA D...Ver mais (Casa de Angola)”
Associação sem fins lucrativos.
Página: 65 gostam disto.
4. Candidatura formal de Luisete Macedo Araújo à presidência de Angola através do PAR.
“Já que "não os posso" vencer por via universal e directa, junto-me e candidato-me. Assim, deve ter pensado Luisete Macedo que surge como cabeça de lista do Partido Angolano Republicano e, por inerência, candidata à presidência da República.”
5. Como ao “abrigo” da austeridade o Estado português anda a alienar a Cultura que não é só sua, mas de toda uma Lusofonia.
“A cultura não pode continuar ao sabor dos desmandos económicos de quem nada sabe, ou nunca soube, gerir. Não está em causa a Livraria, de per si, mas o suporte de toda uma enorme cultura que já não pertence, em exclusivo, ao Estado português mas a toda uma comunidade de milhões de falantes em português!”
6. Por vezes parece que a senilidade atinge prematuramente os políticos…
“Não entendo como alguém possa achar "abominável" o tratamento de hemodiálise a uma pessoa com mais de 70 anos. Será que pessoas como Mário Soares ou Soares dos Santos ou mesmo Pinto da Costa que têm mais de 70 anos e são considerados lúcidos não têm direitos? Ou será que "avozinhos" de 70 anos devem pagar para continuar a serem gente? Só espero que o senhor Dr. António Barreto pondere na "abomina...Ver mais”
7. Periodicamente os cientistas vão descobrindo novas espécies na Natureza…
“Apesar das diabruras da Humanidade, a Natureza continua, milagrosamente, a renovar-se e a maravilhar-nos!”
8. O nosso belo “pouca-terra” continua a sua lenta mas firme progressão para Leste, a partir do Lobito…
“O CFB como uma minhoca vai progredindo. Espera-se é que, como a minhoca o faça com coragem e fiabilidade!”
9. O semanário luso-angolano “Sol” oferece-nos como capa da edição de sexta-feira 13/Jan., uma indicação que há “novas provas” sobre a questão da licenciatura do ex-pm luso Sócrates, mas que…
“E isto apesar de haver novas indicações nesse sentido, segundo a capa do Sol...
Provavelmente se fosse ver esta licenciatura, talvez que muitos mais que hoje tanto gostam de colocar o epíteto de Dr. ou Engº. tivessem também de ser analisados e, por certo, talvez que houvessem algumas quantas humilhações públicas. E falam que brasileiros gostam muito de "Coronéis" e angolanos de "Doutores". Onde é que será que aprenderam?”
10. Quando Angola começa a estudar a entrada no país do sistema de televisão digital com apoio da RTPA, pensar nas diversas opções, não ser(ia)á displicente…
“Casas portuguesas entram definitivamente na era da televisão digital (TDT).
Só não se entende como a ANACOM e o Estado/Governo português deram o controlo da emissão da TDT a uma empresa que detém um sistema de Televisão por Cabo paga (pay per view)!
face ao que denuncia o semanário Sol infere-se que o Governo português (da altura e o actual) deram clara vantagem ao primado das emissões pay per view. É a vantagem das casas portuguesas terem tantos intelectuais e... abonados!
Talvez que as 3 empresas de TV (RTP info, SIC/N e TVI24) portuguesas ponham os seus canais de Notícias nos canais livres.”
11. Como um cartune de uma parte da classe dirigente do País provocou tanta urticária em “objectos” conexos, sendo que estes deram mais importância ao facto que os visados; ou serviram ingenuamente, de meras correias de informação. Mal quando os visados não conseguem rir de si mesmo…
“Por causa do(s) cartoon(s) do F8 e das movimentações políticas subjacentes com alguns ataques pessoais contra W. Tonet que extravasaram a simples censura/análise política - porque deveria ser isso que se deveria tirar dos cartunes, independentemente da sua anómala crítica - interessante o texto que foi publicado no semanário com recurso a um texto/estória de Pepetela por alturas do 27 de Maio.
Na prática, os detractores do cartoon deram-lhe mais ênfase que o mesmo mereceria...”
12. Estranhamente, e durante uma parte substancial de domingo, principalmente, a partir do meio da tarde, tive, enormes – para não dizer, sem conseguir – aceder ao portal da ANGOP
“Estranho, mas hoje (ontem) desde o meio da tarde até à noite dentro tem-me sido impossível aceder ao portal da ANGOP? Será que houve alguma revolução interna ou mudou de acesso informático e nada disse?”
13. Creio que o meu comentário é suficientemente elucidativo…
“Pelos vistos estes atrasos na Justiça serão um vírus lusófono...”
14. Segundo algumas fontes que parecem estar surpreendidas, o MPLA deverá escolher Eduardo dos Santos para seu cabeça de lista; que ganda nota…
“Um tabu da verdade apostolizada...”
15. Um portal de informação brasileiro anuncia que alguns agências informativos da Líbia, da Sérvia e da Rússia, afirmam que Kadhafi estará vivo e pronto a liderar uma revolta…
“E ao terceiro dia (perdão, mês) Kadhafi ressuscitou. recordemos que diziam que ele tinha cerca de meia dúzia de sósias, pelo que tudo é possível e a morte oficial tenha sido premeditada.Mas, honestamente, foi a primeira vez que ouvi isto...”
16. O acordo de CES assinado entre Governo português, patronato e uma das Centrais Sindicais lusa, poderá criar alguma instabilidade social, devido ao fim de um certo espírito europeu de bem-estar e acomodidade social...
“Estamos no fim do chamado "european welfare" e no início final da colonização do "american dream"?! E cantando, cantando... levados, levados.., lá vamos indo ao sabor de mentalidades despudoradas onde os interesses (con)geniais se sobrepõem aos interesses do colectivo...”
17 janeiro 2012
O fim do fim do “European Welfare” em Portugal?
Parece que Portugal, e de certa forma pelo que se vai vendo, a Europa, entrou no fim do chamado "european welfare" e no início final da colonização do "american dream"?!
E cantando, cantando... levados, levados.., lá vamos indo ao sabor de mentalidades despudoradas onde os interesses (con)geniais se sobrepõem aos interesses do colectivo...
O Ministro português da Economia e de outros vários ministérios, Álvaro de Santos Pereira, até entrar no Governo de Passos Coelho (PSD/CDS) era professor universitário no Canadá, acordou com uma das duas centrais sindicais portuguesas (com a UGT que a CGTP deu de frosques, como é seu usual, em vez de clamar no lugar próprio…) e com o patronato novas formas de, segundo a sua perspectiva, permitirão incentivar a competitividade da economia portuguesa.
São vários os pontos negociados que podem ser vistos aqui.
Interessantes, nomeadamente, o facto de haver um incentivo a horas extras – quando seria expectável o contrário para obrigar o patronato a ajudar a diminuir o desemprego – tornando-as mais baratas, ou esquecer-se da promessa de contemplar os “recibos verdes” com o direito ao fundo de desemprego – principalmente porque estes pagam impostos como todos os outros excepto o patronato que não precisa de o fazer.
Ou seja, e como o senhor Álvaro afirma – e nisso tem sido coadjuvado por outros seus companheiros – o Governo português foi para além da troika!
13 janeiro 2012
“Em Cabinda não há guerra!” – BB dixit
10 janeiro 2012
Resenha semanal do Facebook 2
tps://www.facebook.com/bornitodesousa
“Dois barcos de pesca chineses apresados por pesca ilegal perto do Lobito. Só estes? e os outros que operam ao longo da costa angolana? Escapam por falta de meios marítimos? Ou os barcos patrulhas "oferecidos" pela RPChina não conseguem ver os seus "semelhantes"?”
09 janeiro 2012
Faleceu Malam Bacai Sanhá...
"A Presidência da República vem através deste meio comunicar ao povo guineense e à comunidade internacional, com dor e consternação, que faleceu esta manhã, 9 de janeiro de 2012, no Hospital Val de Grâce, em França, S. Exa. o Presidente da República Malam Bacai Sanhá", diz o texto do comunicado.
O porta-voz da Presidência, Agnelo Regala, disse à Lusa que Malam Bacai Sanhá morreu na manhã de hoje às 11:10 (hora local, 10:10 em Lisboa)" (ver resto da notícia aqui).
Mais um grave problema para a Guiné-Bissau. Espera-se e deseja-se que os Bissau-guineenses
saibam saber honrar o presidente que hoje faleceu.
08 janeiro 2012
O Kwanza faz hoje 35 anos
Uma das últimas medidas de Saydi Mingas, enquanto ministro da Finanças foi criar a 8 de Janeiro de 1977, a moeda nacional Kwanza que, entretanto, e ao longo destes 35 anos, teve várias vicissitudes e co-denominações.
Passou pelo Novo Kwanza, em Setembro de 1990, depois pelo Kwanza Reajustado, em Julho de 1995, e, de novo, Kuanza, desde Novembro de 1999, que tem mantido uma certa estabilidade face às principais moedas mundiais.
Parabéns ao nosso Kwanza!
Pena que mal chegue aos mais de metade de paupérrimos que ainda persistem no nosso país…
ANC é centenário
O Congresso nacional Africano (ANC – African National Congress) completa hoje 100 de existência a favor do predomínio da maioria em detrimento do domínio da minoria.
Uma das minhas primeiras monografias, em Janeiro de 1989, quando me iniciais nas lides académicas universitárias – e por isso mesmo, muito sintética, despretensiosa e fraca – foi precisamente um estudo sobre o ANC que pode ser visto aqui.
Só estranho, dadas as similitudes que existem entre o ANC e o MPLA e as simpatias entre Eduardo dos Santos e Jacob Zuma, que o portal do Jornal de Angola nada refira a esta data…
Parabéns ao ANC e ao seu líder histórico, Nelson Mandela.
(imagem da internet)
01 janeiro 2012
Resenha semanal do Facebook 1
“Carlos Gomes Júnior sob protecção militar; o CEMA Na Tchuto está detido e quem controla é o CEMGFA,António Indjai.com apoio da Força Aérea (in Ditadura do Consenso)”
“Pode estar em curso uma tentativa de golpe de Estado na Guiné (in:
E partilhei esta notícia do jornal Pravda.ru
Como anda Guiné-Bissau?
Depois da visita de Carlos Gomes Júnior a Angola onde conseguiu obter mais uma linha de crédito de 25 milhões de dólares norte-americanos para apoios à reestruturação - que está em marcha ou, talvez, para pagar ordenados em atraso...
2. Uma das muitas notícias do portal do Jornal de Angola que nos oferece sempre algumas delícias…
“Depois de ter questionado a transparência das contas da Sonangol – e sublinhado pelas críticas da HRW – o FMI sugere agora mais reformas com vista a uma melhor diversificação da nossa economia. Talvez que devessem mandar era técnicos para explicar como transparecer as contas públicas e as contas petrolíferas...”
Jornal de Angola - FMI sugere ao Executivo reformas para diversificar economia nacional (in: jornaldeangola.sapo.ao
O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento relativo favorável da economia angolana no próximo ano, em função dos investimentos em curso no sector petrolífero. Aquela instituição financeira internacional reforça a sua previsão sobre o crescimento da economia angolana com o início, no ...
3. Achei interessante esta notícia, sobre a minha cidade, Lobito, cujo título do JA tem tanto de indefinido como de incorrecto; basta entrar no texto…
Abundância de espécies e vastidão do mar podem convencer dirigentes da federação internacional a escolher o país como sede”
O Correio da Manhã é o seu jornal diário na Internet. Todas as notícias nacionais e internacionais com rigor e actualidade. Notícias de última hora, exclusivos e acompanhamento do que se passa em diversas áreas tais como Actualidade, Portugal, Economia, Politica, Europa, Mundo, Desporto, Cultura, TV...
José Eduardo dos Santos tem um papel de primeiro plano no continente e a sua presidência da SADC é a confirmação de um grande líder africano