03 janeiro 2007

Mártires até das NU?








..... Já não bastava ao martirizado povo do sul sudanês os ataques e chacinas de que é alvo, para ser enlameado por aqueles que tinham a sagrada missão de os defender?
Parece que foi isso que aconteceu no passado ano de 2006, alguns casos, parecem remontar a 2005.
Segundo algumas notícias postas a circular na Europa, nomeadamente no Reino Unido, um grupo dos chamados soldados da Paz (capacetes azuis) não só não respeitavam como violaram crianças, levando-as à prostituição. Parece que aconteceu no Sudão.
Já não é a primeira vez que tais factos são narrados.
Relembremos o que se passou, recentemente, no Congo Democrático (violações e pedofilia) e no Ruanda, ou ainda muito mais atrás.
Infelizmente, e desde muito cedo, que os peacekeepers da ONU são mal vistos não só devido á insuficiência de força militar – por vezes é-lhe mesmo proibida – para debelar situações críticas, como às deficientes qualidades humanas de alguns, nomeadamente, participação em pilhagens e violações.
Foi assim na crise de 1962 que levou Mobutu ao poder no Congo, foi assim, na mesma altura, no Katanga; terá sido assim, embora mais recentemente, no Haiti e na Libéria; ou ainda em zonas com Timor-Leste, Cambodja, Guiné, Libéria e Serra Leoa; o mesmo parece se ter passado no Kosovo com funcionários e militares da ONU apoiando o tráfico de prostituição.
Começam a serem casos a mais para a nobreza de uma missão como é, ou deveria ser, a da manutenção da Paz.

-
ADENDA: a bela foto acima do UMM da UNAVEM foi retirada daqui onde podem - DEVEM - ler o comentário que a mesma representa. É que só faltava mais este "prego"; nota as "catorzinhas" que o autor reporta são miúdas de 14 anos!!! Sem mais comentários!

Sem comentários: