28 agosto 2007

Miala, e a montanha vai parir um rato?

(DDR)
Quem tem competência e quem o pode fazer?
Não entende, por vezes, também eu não. Principalmente quando há quem diga que nunca disse nada e, por este andar, nem a sindicância alguma vez houve…
Depois de se verificar que, ao contrário do que propalavam, Fernando Garcia Miala, antigo director-geral dos Serviços de Inteligência Externa de Angola (SIE), não teria sido promovido, eis que o arguido e principal acusado –ainda não se sabe bem do quê – afirma, ou terá afirmado, que não revê competência ao Tribunal – já antes quase questionada – que o julga como militar e querer ser julgado como civil.
Entenderam? Pois acho que nem os principais actores ainda entenderam o que quer que seja e amanhã, ou quinta, parece ser o “dead time” para o julgamento.
Quem irá ser acusado e do quê? Na dúvida já lhe estarão a preparar uma “suite” na cadeia do Tombo, perto de Luanda. E os restantes arguidos, para que “hotel” irão?
Por este andar ainda vamos ver mas é o Estado angolano no banco de tribunais – o que seria normal num Estado de Direito Democrático rico, muito rico (será por isso que a União Europeia ainda não abriu o pui?) – por utilização indevida de meios contrários à liberdade da condição humana…
O mais certo – e, provavelmente, o mais aconselhável – é, no fim, a montanha parir um rato...

Sem comentários: