20 outubro 2007

ONU adverte Guiné-Bissau sobre o tráfico de droga

(a dependência da droga... imagem daqui)
Há pouco tempo escrevi um artigo (Com Noriega foi assim- Bush pode usar a força para «limpar» a Guiné) onde alertava para as advertências de Bush sobre o facto da Guiné-Bissau poder ser uma plataforma para o tráfico de droga e relembrava que, apesar das “velhas” amizades, os norte-americanos faziam, quando lhes convinham, tábua-rasa dessas amizades e "coligações".
Relativamente a isso recordei o “velho amigo e aliado” general Manuel Noriega, do Panamá, que quando o consideraram descartável provocaram a sua queda e o deteram levando-o para os EUA onde ainda se encontra sob prisão.
Uns iluminados, que se dizem Bissau-guineenses, e que me abstenho de os identificar para não lhes dar o protagonismo que gostariam de ter, quase me esfacelaram devido ao meu alerta e afirmavam que a Guiné-Bissau não era Panamá e nem havia no País qualquer possibilidade de tráfico de estupefacientes.
Fica-lhes bem este nacionalismo serôdio – porque só agora aprecem e sob a capa de um obtuso proto-galicismo – se não atestássemos que o Conselho de Segurança da ONU não viesse hoje advertir a Guiné-Bissau sobre o "tráfico de droga e o crime organizado que ameaçam minar os esforços" do País "para desenvolver a democracia e estão também a desestabilizar aquela região da África Ocidental".
E quem proferiu estas declarações foi o presidente em exercício do Conselho de Segurança, o embaixador Leslie Kojo Christian, do Gana, que detém, este mês, a presidência rotativa do Conselho, tendo ido mais longe ao declarar que "O Conselho de Segurança está especialmente preocupado com a segurança e a protecção das autoridades envolvidas no combate ao tráfico de droga e ao crime organizado".
Esta subtil declaração foi vista pelo representante especial do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, Shola Omoregie, como um "aviso muito sério".
Será também, agora, que isto é mentira e que no País de "Nino" Vieira nada disto acontece?
Devem estar se esquecer que há dias o Governo Bissau-guineense decidiu colocar artilharia anti-aérea no Arquipélago dos Bijagós, depois de circularem notícias que davam conta da presença de aparelhos não identificados a ser utilizados no transporte de cocaína.

1 comentário:

João Carlos Nunes disse...

Gostei do blog parabéns!