14 abril 2008

Zimbabué, ainda há quem não tenha receio…

(imagem Reuters/Telegraph)

A toda subserviente ZEC (Comissão Eleitoral Zimbabueana), obedecendo à voz do seu todo poderoso(?) Master, mandou recontar os votos das secções onde a ZANU-PF e o seu carismático líder – ou será dono? – perderam.
Se o pedido tivesse acontecido dentro do prazo legal, mesmo que, eventualmente, caricato e suspeito – porque era só em determinadas secções de voto – seria legítimo. Mas quase duas semanas após a contagem oficial e publicação das mesmas mais que ilegal era um pedido ridículo.
E a recontagem não se ficava só pelos votos legislativos. Contemplava, também, os votos presidenciais o que faz supor, pertinentemente, que Mugabe terá mesmo perdido as eleições.
Faz supor porque, passadas as tais duas semanas, a ZEC ainda não teve coragem para publicar o resultado das mesmas.
Nem a ZEC teve essa coragem nem os taciturnos vizinhos da SADC – também depois de 15 horas de conclave inútil é natural – conseguiram demover o principal aliado de Mugabe a pressioná-lo a aceitar a derrota.
É natural. No fogo das barbas do meu vizinho posso ver como as minhas ficarão. E Setembro é já tão próximo e ainda por cima, segundo consta junto de certos sectores “secretos” o hipotético “padrinho” de Mugabe pode perder as legislativas…
Mas o que se estranha mais – ou talvez não pelas razões acima evocadas – é a expectante atitude da SADC e a sua oferta de mediadora, de uma hipotética segunda volta, quando sabe que nem os resultados das legislativas Mugabe e a ZANU-Pf acetam, depois dela própria já ter confirmado os resultados destas últimas em tempo oportuno.
O que vale é que o Tribunal Supremo do Zimbabwe continua a não se reger pelos ditames do pequeno bigode hitleriano.
O Tribunal declarou ilegal a recontagem vindo ao encontro das expectativas dos candidatos presidenciais oposicionistas que afirmam só terem dúvidas quanto aos resultados das presidenciais!
Parece que alguém quer transportar para o sul de África a crise – que parece resolvida – do Quénia…

Sem comentários: