13 abril 2008

Guiné-Bissau, para onde vais?

(Tarrafe, Ilha Formosa, Bijagós; foto de JF Hellio e N.Van Ingen, a partir daqui)

"Na mesma semana que os “delegados para a consolidação da Paz” da ONU, liderados por Maria Luiza Viotti, em visita à Guiné-Bissau, afirmaram que o País está a caminhar para um claro “progresso na consolidação da paz” e que o País está “francamente melhor”, na mesma semana que o senhor Procurador-geral da República, Fernando Jorge Ribeiro, é exonerado pelos senhor Presidente da República João Bernardo Vieira – dito “Nino Vieira – sem minimamente saber porquê nem os motivos de tal exoneração, os “angolanos” invadem as instalações da Polícia Judiciária (PJ) para fazer justiça pelas próprias mãos, fazendo um morto e levando a Directora da PJ a apresentar a sua demissão porque, segundo ela, não existe Justiça no País.
Note-se que os ditos angolanos, mais não são que elementos da Polícia de Intervenção Rápida da Polícia (PIR) de Ordem Pública da Guiné-Bissau e que tomaram esse nome popular porque foram formados – e pelos vistos bem formados, tal comos seus equivalentes de São Tomé e Príncipe – pelos seus congéneres angolanos.

Para um País que está em “claro progresso na consolidação da paz” e “francamente melhor” algo não parece estar bem.

Registe-se, todavia, o Governo da República foi célere na resolução do problema. Mandou desarmar todos os PIR e deter os que estiveram na morte do agente da PJ. Este estava detido nos calabouços da PJ por ter, segundo parece, morto duas pessoas, entre elas um elemento das PIR.

Ainda assim, para um País que está em “claro progresso na consolidação da paz” e “francamente melhor” algo não parece estar bem. (...)" (pode continuar a ler aqui ou aqui)
Publicado na rubrica "Colunistas" do , de hoje

Sem comentários: