03 abril 2008

Uma questão de apitos... ou os dólares ainda mandam mais?

"O mundo futebolístico português vem há um tempo a esta parte transladando num qualquer Apito Dourado agora também, segundo parece, renomeado pela Liga de Clubes do futebol português, como Apito Final. Pelo meio houve quem aventasse a existência de um Apito Encarnado.

Uma questão de Apitos…

Relembremos sinteticamente que o Apito Dourado se prende com eventual deturpação de resultados através de eventuais coacções e “compras” de árbitros para determinados jogos.

Sabe-se que entre os eventuais prevaricadores estarão equipas que jogam na 1ª Liga – ou SuperLiga ou Campeonato Nacional (o que quiserem chamar) – portuguesa.

Segundo as últimas notícias entre os mais cotados clubes estarão os dois principais da “Mui Invicta Cidade do Porto”, sendo que um dos clubes, o seu mais representativo, poderá ser punido pela Comissão de Justiça – penso que é assim que se chama – da Liga de Clubes com a perca de 3 pontos por cada partida – e terão sido duas, pelo que deverá perder 6 pontos – onde terá havido tentativa de corrupção da equipa de arbitragem.

Sobre a outra equipa portuense pende o espectro da despromoção, creio que pelas mesmas ou similares razões (parece que além da tentativa de corrupção haveria uma tentativa de coação).

A minha primeira dúvida começa logo aqui. Qual a diferença entre corrupção e coação? Talvez uma questão de letras complementares ao “c”… (...)" (pode continuar a ler aqui ou aqui)
Publicado no , de hoje, na secção "Colunistas"

Sem comentários: