24 maio 2006

Carta aberta a “Nino” Vieira, por Didinho

O analista guineense Fernando Casimiro (Didinho) publica na sua página pessoal, “Conteúdo” (Editorial), uma Carta aberta ao General João Bernardo “Nino” Vieira, presidente da República da Guiné-Bissau que pelo seu interessante conteúdo não deve passar sem ser lida e ponderada.
Sua Exa Senhor General,
Pela primeira vez achei por bem dirigir-me directa e objectivamente a si, tendo em conta a urgência do Debate Nacional sobre a Reconciliação Nacional que V. Exa tem suscitado, sendo que prometeu organizar ainda este ano de 2006 uma conferência sobre a matéria.
Esta minha carta aberta é, antes de mais, um convite a V. Exa e, consequentemente, a todos os guineenses, para uma reflexão sobre o país, no intuito de se criar uma plataforma construtiva para o Debate Nacional tendo a VERDADE como alicerce e referência primeira a considerar.
Pela VERDADE decidi parar para pensar.
Pela VERDADE, decidi questionar-me a mim mesmo sobre o papel que quero e posso desempenhar em prol de um CONTRIBUTO positivo na Reconciliação entre todos os guineenses. (…)

Uma carta com 3 enormes capítulos “A VERDADE como alicerce e referência para o debate Nacional”, “Da proclamação da Independência Nacional aos dias de hoje” e “Comissão de Verdade e Reconciliação - Experiências de outros países”, onde são evocados os diferentes passos da vida social, política e militar da Guiné-Bissau, o problema das “mortes” inexplicáveis e inexplicadas e trazida à colação alguns temas internacionais que podem ser “imagem” para o que se quer e não se quer para a Guiné-Bissau.
Pela sua extensão, deverão aceder à mesma através
daqui ou da página pessoal de Fernando Casimiro (Didinho).

1 comentário:

Anónimo disse...

pregunte ou analista Didinho Mandinti porque está zangadinho com o padrasto?