09 maio 2008

Palancas Negras não são só homens

(imagem ANGOP)
Já estávamos habituados a ver as nossas “Palancas Negras” correrem e gritarem golo nos estádios africanos e, recentemente, no Mundial da Alemanha.
Mas eram tipos como Zé Kalanga, Mantorras, Akwá, Gilberto, Loco, Lama, Ricardo, Figueiredo, Mateus, Mendonça, Flávio, Manucho, etc.
Ou seja, tudo Homens.
Mas como o desporto não tem idades, e muito menos escolhe sexos, as senhoras do futebol angolano começam a mostrar que esta modalidade é, igualmente, um seu meio veicular de afirmação pessoal e, por extensão, nacional.
A selecção feminina angolana, liderada pelo técnico Augusto Manuel, carimbou hoje o passaporte para a final da Taça COSAFA, ao derrotar a forte selecção do Zimbabué por 3-0, com golos de Guigui e de Tânia (2).
No próximo sábado, na final, as nossas “Palancas Negras” vão defrontar a sua congénere sul-africana que eliminaram as namibianas por 3-1.
Esperando-se que a final seja o corolário lógico de uma grande campanha quem sabe se a Diáspora não será contemplada com uma transmissão televisiva via RTP-África… ou outra!
.
NOTA complementar: Se houve transmissão, essa não consegui ver. Foi para nos "proteger" da desilusão de vermos as nossa senhoras baquearem frente ao forte seleccionado sul-africano com quem perdemos por 3-1 com uma igualdade ao intervalo.
Apesar de tudo, uma excelente classificação... ao contrário de outras em certos campeonatos onde o ""... parece estar com vista para a rua!
As senhoras do Zimbabué quedaram-se pelo 3º lugar após venceram a Namíbia na marcação de grandes penaliaddes.

Sem comentários: