27 março 2009

Jornalista recebe visitas pouco agradáveis?

(não é altura de eles se arrumarem definitivamente nos quartéis?)

Segundo informações que me chegaram – por razões óbvias não cito a fonte – o jornalista António Aly Silva terá sabido – isto porque não estava presente nos referidos momentos – de 4 visitas à sua residência por pessoas, segundo parece, fardadas.

Num Estado que se quer democrata e com as forças armadas sob alçada do poder político, aliado ao facto do jornalista não ser militar, logo só a polícia o poderia fazer – ou não fosse a Guiné-Bissau um Estado que se quer democrata e membro permanente da CPLP – tenho mesmo de dizer “segundo parece, fardadas”.

Porque se assim não for não se compreende o que a CPLP anda a fazer em Bissau que autorizará o domínio do País pelos militares, logo teremos de concluir como, não poucas vezes o faz Aly e, indirectamente, o também jornalista Fernando Casimiro “Didinho”, que o que houve na Guiné-Bissau foi um trágico e hediondo ajuste de contas aproveitado para um discreto mas efectivo Golpe de Estado militar!

Se a Verdade, mesmo que possa parecer um pouco exagerada, deve ser calada muito mal vai o sistema político e judicial do País que isso permite.

Parece que querem calar António Aly Silva. Ou terá sido uma quádrupla visita somente preocupados em proteger a sua vida?

Esperemos que a CPLP e a sua actual presidência façam notar que o sumiço de um qualquer jornalista, principalmente quando é – ou são – bem reconhecido interna e externamente não é boa política. Além de que a União Europeia, salvo raríssimas excepções, não costuma dar fundos a países que gostam de fazer desaparecer os portadores “das cartas a Garcia”.
Uma simples questão de Direitos Humanos…

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens e continue alerta pelo Aly, porque aqui na Guine Bissau, nao haja qualquer duvida, quem esta a mandar sao os militares a mando de alguns politicos no GOVERNO ACTUAL, tudo isto nao passa de uma farsa e nao entendo como a comunidade Internacional nao começa mesmo por ai.... As Historias de Vingança acabam por estar muito mal contadas. Vingança ! 2 Homens que estiveram juntos uma hora antes de BOMBA ! Ou a bomba era para os dois ?

Anónimo disse...

a guiné é a nossa vergonha. as pessoas só querem o poder, sem ver os meios para la chegar. e o governo está ali como se nada tivesse acontecido.a primeira coisa a fazer era descobrir os que mataram os dois homens.