03 novembro 2008

Zâmbia tem novo presidente… oficial

(imagem daqui)

O Chefe de Estádio interino, Rupiah Banda, no poder após a morte de Levy Mwanawasa, falecido em Agosto na sequência de um ataque cerebral, foi eleito Presidente de Zâmbia por somente 40,09% dos votos válidos, contra 38,13% do principal opositor Michael Sata, de acordo com o anúncio do presidente da Comissão eleitoral, Florence Mumba.

Numas eleições onde só votaram!! 45% das pessoas inscritas nas listas eleitorais, ou seja, cerca de 1,8 milhões eleitores, o candidato eleito, Banda, tem a contestação de Sata que, nos primeiros resultados de sexta-feira passada (as eleições foram no passado dia 29 de Novembro), davam um largo avanço sobre o presidente interino.

Para evitar os conflitos e motins ocorridos nas eleições de 2006 a Polícia e o Exército foram mobilizados e, mesmo assim, não puderam evitar os desacatos registados no bairro pobre de Mandevu, na capital Lusaka, onde dispersar uma multidão em cólera, aliados de Sata incendiaram o mercado local.

O novo presidente, de 71 anos, é antigo diplomata, com um perfil mais tecnocrático mas que prometeu continuar com a política económica levada à cabo pelo falecido Mwanawasa, que conseguiu conter uma inflação enorme e galopante.

1 comentário:

Orlando Castro disse...

Essa do "somente 40,09% dos votos válidos, contra 38,13% do principal opositor Michael Sata" tem água no bico...

Kdd.