10 agosto 2008

Nem só de Petróleo e Diamantes vive Angola…

Unaca)

Na província do Uíge o café volta a entrar no sector produtivo como um dos principais produtos produzidos e exportáveis.
Apesar de ainda estar longe dos milhares toneladas que produzia e exportava antes da independência os produtores uigenses já conseguem que o bago rubro entre na casa das 800 toneladas (mais concretamente cerca de 875 toneladas em média/ano).
Só se lamenta que o Governo Central e Provincial, apesar dos esforços deste último, ainda não tenham conseguido convencer inúmeros cafeicutores a deixarem o cultivo tradicional e incutir-lhes a mecânica da produção cooperativa e mais rentável.

Ao contrário, no Huambo, os pecuários já perceberam que as cooperativas serão o meio mais correcto de se protegerem e de aumentarem os níveis produtivos.
Daí à criação da Cooperativa de Criadores de Gado da Região do Planalto Central, apresentada na primeira festa do criador de gado da região do Planalto Central, acontecida na fazenda agro-pecuária "Catemo LS-SS", na comuna de Tchipipa (no Huambo), foi o passo certo.

Os angolanos começam a perceber que o País não pode continuar dependente das variações e flutuações financeiras do Petróleo e dos Diamantes
(imagens obtidas via Internet[Angonotícias e AngolaAcontece])

Sem comentários: