20 setembro 2008

Nada como aprender com a RTP

O portal noticioso da RTP (Rádio e Televisão de Portugal), citando a agência noticiosa portuguesa LUSA, num artigo assinado por NM, faz nota de um processo jurídico que os Estado senegalês levantou contra um juiz francês que acusou a antiga primeira-ministra, Madior Boye, e oito dos seus ministros de “responsabilidades no naufrágio do navio "Le Joola", em que faleceram 1.863 pessoas”.

Até aqui, nada demais, nem nada para aprender com a RTP, salvo o conhecimento do conteúdo da notícia.

O artigo justifica, citando o advogado do estado senegalês, que este processo se deve a uma injustificada atitude do juiz francês e “constituem uma violação do direito internacional”.

Ainda aqui, nada demais, nem nada para aprender com a RTP, salvo o conhecimento do conteúdo da notícia.

Relembre-se que o citado naufrágio ocorreu vai fazer 6 anos e que o referido navio transportava cerca de 2000 pessoas quando a sua capacidade máxima era de 500 passageiros.

Também aqui, nada demais, nem nada para aprender com a RTP, salvo o conhecimento do conteúdo da notícia.

Agora o que aprendi neste artigo é que a Zâmbia passou a ter costa marítima, porque não acredito que a RTP se esteja a referir ao rio Zambeze nem ao lago adjacente às cataratas Vitória, quando afirma o que está sublinhado na imagem seguinte: “O naufrágio do "Le Joola" ocorreu (…) na costa da Zâmbia”!

Aqui sim, sempre aprendi mais alguma coisa!!!!

1 comentário:

Orlando Castro disse...

Deixa lá, meu Velho. É de gente assim, do ponto de vista profissional, que o modelo simplex de José Sócrates gosta. Para eles, a estrada da Beira ou a beira de estrada são a mesma coisa. Para outros a queda de cocos é a terceira causa de morte em Moçambique. Para outros ainda, "a linha de caminho-de-ferro de Benguela, que liga esta cidade à Luanda Norte, centro de prospecção de diamantes, vai ser recuperada por empresas chinesas..."

Portanto...

Kdd